ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES NAS DISCUSSÕES SOBRE HOMOSSEXUALIDADE NAS ESCOLAS / TEACHER ORIENTATION IN DISCUSSIONS ON HOMOSEXUALITY IN SCHOOLS

Vicencia Rozilda Gomes Pinheiro, Aiyra Carollyne Nogueira Lima Franco Silva, Karen Gabriela Silva Avelino Ferreira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo compreender dentro do movimento LGBT como as instituições orientam os professores a lidar com este assunto, tendo como finalidade responder as seguintes questões: O que é direito? Como surgiu o conceito de direito? Qual o contexto histórico do surgimento do movimento LGBT? Como os professores lidam com os alunos LGBT? Tendo por objetivo geral compreender como as instituições orientam os professores a lidar com o assunto e objetivos específicos discutir o que é direito, identificar como surgiu o conceito de direito, identificar o contexto histórico do surgimento do movimento LGBT e analisar como os professores lidam com os alunos LGBT. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica feita através da leitura de livros e artigos dos seguintes autores: Hunt (2007), Bobbio (2004), Molina (2011), Silva, Cruz e Fontineles Filho (2017) acerca das relações entre gênero, história e educação.

Palavras-chave: Direito. Movimento LGBT. Professores. Instituições.

 

Abstract:This article aims to understand within the LGBT movement how institutions guide teachers to deal with this issue, with the purpose of answering the following questions: What is right? How did the concept of law arise? What is the historical context of the emergence of the LGBT movement? How do teachers deal with LGBT students? With the general objective of understanding how institutions guide teachers to deal with the subject and specific objectives to discuss what is right, identify how the concept of law emerged, identify the historical context of the emergence of the LGBT movement and analyze how teachers deal with LGBT students. Using bibliographical research by reading books and articles by the following authors: Hunt (2007), Bobbio (2004), Molina (2011), Silva, Cruz and Fontineles Filho (2017) about the relations between gender, history and education.

 

Keywords: Law. LGBT Movement. Teachers. Institutions.

 

 


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Referências


BOBBIO, N. Era dos direitos. 9. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. (p.12-39)

HUNT, L. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MOLINA, L. P. P. A homossexualidade e a historiografia e trajetória do movimento homossexual. Antíteses, v. 4, n. 8, p. 949-962, jul./dez. 2011.

SILVA, J. L. L.; CRUZ, M. S.; FONTINELES FILHO, P. P. A Questão Do Gênero Na Escola: a escolarização dos corpos e das mentes na U. E. Luís Teixeira – Luzilândia-PI (2007 a 2017). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História), Universidade Estadual do Piauí, Luzilândia, 2017.


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