PAULO FREIRE E A EXISTÊNCIA DA PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA NO ENSINO SUPERIOR / PAULO FREIRE AND THE EXISTENCE OF CRITICAL-REFLECTIVE PRACTICE IN HIGHER EDUCATION

Marcos Frank Carvalho

Resumo


O presente artigo tem como finalidade reanalisar a importância e aplicabilidade do Método Paulo Freire no Sistema Educacional Universitário Brasileiro. Portanto, o objetivo deste texto é manter uma discussão centrada nas metodologias do ensino superior, com pesquisas e produção de conhecimentos, focando o exercício do fazer e refazer, ancorado na dúvida e no dever de melhorar sempre. Para cumprir tal propósito, foi desenvolvida uma reflexão em torno de eixos temáticos fundamentados em princípios pedagógicos defendidos por Freire, buscando possibilitar à Universidade um aprofundamento na criticidade do fazer pedagógico no âmbito acadêmico. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e análise de trabalhos acadêmicos o que possibilitou a escolha da temática: Paulo Freire e a existência da prática crítico-reflexiva no ensino superior. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfico/descritiva, por ter sido utilizado artigos, livros, dissertação e teses, para se reunir um arcabouço suficiente à resolução do proposto.

 

Palavras-chave: Ensino Superior. Prática. Metodologia Freireana.

 

Abstract: This article aims to reanalyze the importance and applicability of the Paulo Freire Method in the Brazilian University Educational System. Therefore, the purpose of this text is to maintain a discussion centered on higher education methodologies, with research and production of knowledge, focusing on the exercise of doing and redoing, anchored in the doubt and the duty to improve always. In order to fulfill this purpose, a reflection was developed around thematic axes based on pedagogical principles defended by Freire, seeking to enable the University a deepening in the criticality of pedagogical doing in the academic scope. For that, a bibliographical research and analysis of academic works was carried out, which enabled the choice of the theme: Paulo Freire and the existence of critical-reflexive practice in higher education. The methodology consists of a bibliographic / descriptive research, since articles, book, dissertation and theses have been used to gather a sufficient framework to solve the proposed one.

 

Key-words: Higher Education. Practice. Freireana Methodology.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, G. S. Ideário Freireano: um referencial teórico-metodológico para a formação político-pedagógica do professor. 175 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

______. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 DIÁLOGOS E CONTRAPONTOS: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES