A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES / THE PSYCHOLOGY OF EDUCATION AND ITS IMPLICATIONS IN TEACHER TRAINING

Ronielly Gleyson de Sousa Araújo

Resumo


Pressupondo da ideia de que Psicologia da Educação é uma disciplina fundamental para a formação de professores, este trabalho tem como objetivo investigar as contribuições e os objetivos da disciplina para alunos de cursos de licenciatura, se os mesmos atendem ou não as demandas do cotidiano profissional do futuro licenciado, além de analisar o sentido da Psicologia da Educação na prática docente e a articulação com outras áreas de conhecimentos com a prática cotidiana do professor. A metodologia é baseada em um estudo qualitativo através de revisão bibliográfica de artigos, livros e periódicos que abordam o assunto, fazendo uma retomada do tema através de ideias de autores com referência na área. Pode-se concluir que a Psicologia da Educação deve assumir um caráter interdisciplinar com o objetivo de preparar futuros profissionais, na área da educação, capazes de promover a reflexão, o diálogo e a intervenção prática em sua realidade cotidiana.

 

Palavras-chave: Licenciaturas. Psicologia da Educação. Formação de professores.

 

Abstract: Based on the idea that Educational Psychology is a fundamental discipline for teacher education, this study aims to investigate the contributions and objectives of the discipline for undergraduate students, whether or not they meet the demands of the professional daily life of the future Graduate student, besides analyzing the meaning of Educational Psychology in teaching practice and the need for articulation with other areas of knowledge and with the daily practice of the teacher. The methodology is based on a qualitative study through a bibliographical review of articles, books and periodicals that approach the subject, making a resumption of the theme through ideas of authors with reference in the area It can be concluded that the Psychology of Education must assume an interdisciplinary character and with the objective of preparing future professionals, licensed in the area of education, capable of promoting reflection, understanding, dialogue and practical intervention in their daily reality.

 

Key-words: Undergraduate. Psychology of Education. Teacher training.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, P. C. Discutindo a relação professor licenciado e aluno adolescente, a luz da formação em Psicologia. In: AZZI, R. G.; BATISTA, S. H. S. S.; SADALLA, A. M. F. A. (Org.). Formação de professores: Discutindo o ensino de Psicologia. Campinas: Alínea, 2000. p. 97-118.

ALMEIDA, P. C; AZZI, R.G. A psicologia da educação como um saber necessário para a formação de professores. Temas em Psicologia, v. 15, n. 1, p. 41-55, 2007.

BORGES, C. O professor da Educação Básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM, 2004.

GATTI, B. Psicologia da educação: Conceitos, sentidos e contribuições. Psicologia da Educação, n. 31, p. 7-22, ago. 2010.

GUERRA, C.T. Conhecimento psicológico e formação de professores. In: AZZI, R. G.; BATISTA, S. H. S. S.; SADALLA, A. M. F. A. (Org.). Formação de professores: Discutindo o ensino de Psicologia. Campinas: Alínea, 2000. p. 69-96.

LAROCCA, P. Psicologia e Prática pedagógica: o processo de reflexão de uma professora. 358 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

LAROCCA, P. O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas. ETD - Educação Temática Digital, v. 8, n. 2, p. 295-306, 2007.

MACEDO, R. S. Martelos, relógios, fractais: o psicológico no pedagógico. In: BORBA, S.; ROCHA, J. (Org.). Educação & Pluralidade. Brasília: Plano Editora, 2003.

RODRIGUES, S. E. C. As representações sociais sobre o ensino de psicologia da educação e suas contribuições para a formação do educador. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 DIÁLOGOS E CONTRAPONTOS: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES