ACERCA DO CONTEXTO NA LEITURA E IMPLICAÇÕES NO ENSINO / ABOUT THE CONTEXT IN READING AND IMPLICATIONS IN TEACHING

Rosângela Maria de Carvalho

Resumo


Neste artigo, tenho por objetivo apresentar reflexões acerca do contexto na leitura e implicações no ensino. Para tanto, pressuponho que na atividade de leitura: 1. o leitor é um sujeito ativo que se posiciona responsivamente diante do texto ; 2. a compreensão da leitura resulta da interação entre conhecimentos linguístico e extra linguístico; 3. Os contextos situacional e social são determinantes para a interpretabilidade do texto. 4. O ensino da leitura na acepção discursiva desenvolve a sóciocognição.

 

Palavras-chave: Contexto. Leitura. Discurso. Ensino.

 

Abstract: In this article, I intend to present  reflections about the context in reading and implications in teaching. For this, I assume that in the activity of reading: 1. the reader is an active subject who positions himself responsively before the text; 2. reading comprehension results from the interaction between linguistic and extra-linguistic knowledge; 3. The situational and social contexts are decisive for the interpretability of the text. 4. The teaching of reading in the discursive sense develops the socio-cognition.

 

Key-words: Context. Reading. Speech. Teaching.


Texto completo:

PDF

Referências


BLOMAERT, J. Contexto é/como crítica. In: SINHORINI, I. (Org.). Situar a lingua(gem). São Paulo: Parábola, 2008. p. 91-115

HANKS, W. F. O que é contexto? In: BENTES, A. C.; REZENDE, R. C.; MACHADO, M. A. R. (org.). Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008.

DIJK, T. A. van. Discurso e Contexto: uma abordagem sociocognitiva. Tradução de: Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.

KOCH, I. G. V. Desvendando o segredo do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Cortez, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 DIÁLOGOS E CONTRAPONTOS: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES